Este FAQ tem como objetivo orientar o tratamento de eventuais falhas de reenvio para o COANA Detalhes da programação Naval cadastros dos eventos aduaneiros: “Chegada”, “InícioOperacao”, “FimOperacao”, “RegistrarFimCarregamento”, "RegistrarEmbarqueDesembarqueNaval " e "Desatracacao".


Ao acessar o Componentes Web, clique em “Programações” e selecione a opção “Programações” no submenu.

 

 

 

Na tela de programações, clique na caixa “Tipo”, selecionando a opção “Marítimo” para a listagem das programações do modal naval.

 

 

 

 

 

 

Navegue até a programação desejada e à selecione.

 

Ao acessar a tela de detalhes da programação, realizando “Registrar chegada”, enviará o um comando com o evento “Chegada” para a fila (Monitoração do Sincronizador).

 

 

Para verificar o comando na fila, no menu principal, selecione a opção “Manutenção”.

 

 

 

O comando enviado para a fila com registro da chegada do navio ao terminal.

 

Tela de Monitoração do Sincronizador

 

Iniciando uma operação de Carregamento/Descarregamento, é registrado e enviado um comando com o evento “InicioOperacao” para a fila.

 

 

Tela de Monitoração do Sincronizador

 

Os eventos de “FimOperação”, “RegistrarFimCarregamento”, "RegistrarEmbarqueDesembarqueNaval” serão realizados ao término do carregamento quando “Finalizar Programação”.

 

Clicando em “Finalizar Programação”, abrirá uma solicitação para a confirmação da ação. Selecionando o “OK” a operação será concluída.

 


 

Tela de Monitoração do Sincronizador

 

Para o envio do evento de “Desatracacao”, selecione a opção “Eventos”.

 

 

 

 

Clique em “Novo Evento” para o registro da operação.

 

 

 

Na tela Ocorrências da Programação (Eventos), cadastre os eventos respeitando as obrigatoriedades dos campos, são eles: Data início e Observação.

 

 

Defina a data de início da ocorrência, depois navegue no campo “Eventos” até “DESATRACAÇÃO” e selecione-o.

 

 

 

Descreva a ocorrência no campo obrigatório “Observação”, logo em seguida clique em “Salvar” para efetivar o registro do evento.

  

 


Tela de Monitoração do Sincronizador

 

Existem dois tipos de falhas que podem ocorrer durante o processo:

 Falha Técnica:

 Essa falha ocorre quando a comunicação entre o Autoload e o Coana não é estabelecida integralmente.

 Para identificar essa falha no registro de qualquer um dos comandos, deve-se acessar a tela de Manutenção e verificar se no campo “Número de Tentativas” é exibido o número “10” (Número Máximo de Tentativas).

 

Tela de Monitoração do Sincronizador

 

Para a execução de novas tentativas, deve-se apertar o botão de sincronização (Botão destacado na imagem abaixo). Este botão tem o objetivo de “zerar” o número de tentativas.

Tela de Monitoração do Sincronizador

 

Imagem atualizada

 

Falhas por não atendimento à Regra de Negócio   

Essa falha ocorre quando há o preenchimento incorreto das informações presentes no cadastro. É necessário retornar à tela de detalhes da programação e alterar o campo cuja informação está equivocada.

 

Para a identificação deste tipo de falha, deve-se acessar o “Monitor do Sincronizador”, presente no menu “Manutenção” e pressionar o botão de “Detalhes”.


Nesta Tela serão exibidas as informações enviadas e retornadas do processo de integração com o Coana, possibilitando a identificação da solicitação.